NOTA DO PSB-DF EM RESPOSTA A IBANEIS ROCHA: EM SEU GOVERNO A SAÚDE VIROU UM LUGAR DE SOFRIMENTO E UM ANTRO DE CORRUPÇÃO
O Partido Socialista Brasileiro (PSB/DF) repudia a arrogância e insensibilidade do Governador Ibaneis com o sofrimento do povo no DF na caótica rede de saúde do GDF e as declarações do governador Ibaneis Rocha, que culpou gestões passadas pelo caos na saúde.
Com Ibaneis a saúde transformou-se num caso de polícia. Começou a sua escalada de imoralidades ainda no seu primeiro ano de sua gestão, quando transformou o Instituto Hospital de Base (IHB) no Instituto de Gestão Hospitalar (IGESDF), resultando em corrupção e desmantelamento da saúde pública, que resultaram inclusive na prisão de toda a cúpula da Secretaria de Saúde do seu governo no exercício do cargo durante a pandemia da COVID-19. Nos últimos seis anos, a gestão de Ibaneis Rocha e Celina Leão tem sido marcada por hospitais lotados, falta de médicos, escassez de medicamentos, longas filas para transplantes e uma média de casos de dengue dez vezes maior que a nacional, além de sucessivos escândalos de corrupção.
Ao invés de respostas para o público, prefere o Governador acusar governos passados há seis anos! Muito ao contrário do atual, durante nosso governo, a saúde foi tratada com seriedade e transparência, mesmo em um cenário de tantas adversidades, e não como balcão de negócios. Obtivemos resultados importantes, como o aumento da cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que passou de 34% para 69,1%, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas. Regiões como Riacho Fundo II, Estrutural e Fercal atingiram coberturas de 100%. Entregamos o Bloco 2 do Hospital da Criança, com 202 novos leitos e cinco salas de cirurgia de médio e grande porte, além de laboratório especializado, centro de ensino e pesquisa, e farmácia. Poderíamos citar inúmeros outros esforços empreendidos para melhorar a saúde, contudo, em especial, destacamos que mesmo diante de tantos desafios, a saúde foi tratada com seriedade, ética e transparência, muito diferente do que vemos hoje.
As declarações de Ibaneis são uma tentativa de desviar a atenção dos graves problemas e da incompetência de sua administração. O PSB-DF pressiona pela instauração de uma CPI da Saúde – que é imperiosa e para agora! - para investigar o destino dos 50 bilhões de reais mencionados pelo governador e apurar as falácias nos dados divulgados.
O PSB/DF, diferente do atual governador, se solidariza com as famílias afetadas e reafirma seu compromisso com a verdade e com o DF. Exigimos do governador Ibaneis e Celina que foquem na resolução dos problemas atuais e busque melhorar a vida de milhares de pessoas que estão clamando por atendimento nas portas dos Hospitais, UPAs e UBSs. O povo do Distrito Federal merece RESPEITO. CPI DA SAÚDE JÁ!
Comments