A intenção da parlamentar é formar agentes multiplicadores e um grupo de EMBAIXADORES que serão responsáveis por coordenar as atividades de multiplicação das informações de combate à dengue na rede pública de ensino do DF.
Desde o ano passado, a deputada Dayse Amarilio (PSB), que é enfermeira especialista em Saúde da Família e professora na área de saúde, vem alertando sobre a necessidade de prevenção para os casos de dengue no Distrito Federal. Além de cobrar a nomeação de Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), em razão do déficit de servidores dessas carreiras na administração pública do DF, a distrital alertou para a necessidade de campanhas educativas antes do início das chuvas.
Apesar de todos os esforços da deputada, o pior aconteceu: o Distrito Federal enfrenta uma epidemia de Dengue. Os dados são assustadores. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) nesta segunda-feira (26/2), a capital já registrou mais de 100 mil casos da doença e até agora já tem 55 mortes confirmadas.
Além de ir para linha de frente e realizar atendimentos a pacientes com a suspeita da doença, Dayse Amarilio quis fazer mais e propôs a criação de mais uma frente de ação para ajudar a combater a epidemia que assola o DF. A distrital lançou o edital divulgando o projeto “10 minutos para salvar uma vida! ”. A intenção da deputada e de sua equipe é incentivar e apoiar, no âmbito da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, projetos relacionados à prevenção e promoção da saúde, com ênfase no combate à dengue na comunidade escolar e local.
De acordo com o texto, os projetos deverão ser desenvolvidos pelas unidades escolares que ofertam educação profissional na área da saúde da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. O objetivo é formar agentes multiplicadores e um grupo de EMBAIXADORES que serão responsáveis por coordenar as atividades de multiplicação das informações.
O período de envio dos projetos será de 28 de fevereiro a 08 de março de 2024, através do link: https://l1nq.com/sMpoV . Os projetos selecionados receberão Moção de Louvor ao Projeto/Escola/Embaixadores a ser entregue na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e indicação de emenda parlamentar, de até 10 mil reais, no ato da seleção do projeto, cuja execução deverá atender às regras legais e normativas aplicáveis ao caso, e que será destinada à escola em que o projeto está sediado.
Além disso, também haverá a divulgação da prática/projeto em ambiente virtual e sua apresentação na CLDF, constando a descrição do projeto, os objetivos, a execução, avaliação e fotos de sua realização, o que deve acontecer no próximo mês de abril, após a execução do projeto.
“Junto com os multiplicadores, os estudantes das escolas técnicas da área da saúde farão pequenos agentes de combate à dengue. Nossa proposta é, com a expertise desses alunos, levar conhecimento tanto a comunidade escolar, como a comunidade local, e assim ensinar, multiplicar os ensinamentos e vencer a batalha contra a dengue”, diz Dayse Amarilio.
“10 minutos para salvar uma vida! ” - O projeto “10 minutos para salvar uma vida!” busca incentivar ações de prevenção e promoção da saúde, com ênfase no combate à dengue, na unidade escolar e na região circunvizinha, de modo a minimizar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a evitar o agravamento da epidemia atual que acomete o Distrito Federal.
Além disso, a intenção da proposta é mobilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do combate aos focos de dengue; formar multiplicadores nas escolas participantes, os quais possam levar as orientações em saúde para o combate e a prevenção à disseminação da dengue, em até 10 minutos, as outras turmas da unidade escolar participante, a outras escolas e comunidades escolares e locais com o objetivo de salvar vidas e fomentar a utilização e o desenvolvimento de tecnologias e ferramentas que facilitem as ações nos eixos de comunicação e mobilização social junto à comunidade local e sejam efetivos no cuidado a áreas vulneráveis à proliferação do mosquito.
Se ligue nas datas do nosso edital!!!!
Fases | Datas |
Envio dos projetos link: https://l1nq.com/sMpoV | 28 de fevereiro a 08 de março |
Divulgação dos projetos selecionados | A partir de 11 de março |
Indicação de emenda parlamentar | Até 15 de março |
Execução do projeto | 01 de março a 30 de abril |
Apresentação dos projetos na CLDF | Abril |
Texto: Ísis Dantas
Comments