Governo de Brasília inaugura primeiro Hospital Veterinário Público | PSB DF
Fechar

psb40df@gmail.com (61) 99352-2526

Governo de Brasília inaugura primeiro Hospital Veterinário Público

O Distrito Federal ganhou seu primeiro Hospital Veterinário Público (HVEP). O prédio funcionará no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga, e oferecerá serviços gratuitos aos animais de famílias de baixa renda, inscritas em programas sociais do governo local e sob a guarda do Centro de Controle de Zoonoses ou de abrigos da cidade, além daqueles vítimas de maus-tratos.

As novas instalações foram inauguradas nesta quinta-feira (5) pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB).  Na oportunidade, ele destacou que o local é importante por uma questão de zoonose e também emocional, visto que as pessoas têm apego aos animais. “Esta é uma reivindicação antiga que vai beneficiar a população, especialmente as famílias carentes, que não têm poder aquisitivo e não tinham para onde levar seus animais”, afirmou.

Com 540 metros quadrados, a estrutura foi construída pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e terá condições de atender 400 casos diários, com capacidade máxima. A gestão do local ficará a cargo da Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), instituição com sede em São Paulo e que administra outros quatro hospitais públicos veterinários no Estado.

Consultas, cirurgias, medicações, exames laboratoriais e de imagens, internação e outros tratamentos para cães e gatos, exceto castrações, estão entre os serviços disponibilizados no hospital. A previsão é que sejam atendidos, inicialmente, cerca de 30 a 50 animais por dia.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 507.170 cães e 122.097 gatos no DF. Considerada a população de 3.039.444 do DF, segundo levantamento de 2017, a proporção é de 4,83 proprietários por animal.

Outro levantamento do órgão, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), mostra que o Brasil tem a segunda maior população de pets do mundo.

São 22,1 milhões de felinos e 52,2 milhões de cachorros. A população de gatos se multiplica em maior proporção e deve predominar em menos de dez anos, alerta o estudo.

Hvet_Foto-Dênio-Simões-Agência-Brasília-768x510

Com informações do PSB Nacional

0 Comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *